quarta-feira, 24 de julho de 2013

Quantos morangos tem um iogurte sabor morango?







Para quem quiser saber o que é carmim, veja um tópico aqui do blog explicando: http://nutrikal.blogspot.com.br/2012/09/ja-ou-viu-falar-do-vermelho-cochonillha.html

Sopa Rosa (vegana)

http://www.cantinhovegetariano.com.br/



































Ingredientes

batata médias
abobrinha grande
1 nabo pequeno
1 alho-poró (parte branca)
1 dente de alho
tomate médio
beterraba cozida
Sal
Azeite

Preparo

Corte todos os ingredientes em pedaços pequenos e leve ao fogo cobertos com água e temperados com sal, até cozinharem. Triture tudo com um mixer, tempere com azeite e sirva em seguida.

Dica - Acompanhe a sopa com croutons ou mesmo torradas partidas.

Fonte: Receita e foto do blog O que há pró jantar? via http://www.cantinhovegetariano.com.br

sábado, 20 de julho de 2013

Exemplos de Exames Laboratoriais que podem ser solicitados por nutricionistas:



De acordo com a Associação Médica de Medicina Integrada:


Circular Nº.  047 / 2012
STJ

   
       Informamos abaixo os exames que poderão ser solicitados por nutricionistas:


PATOLOGIA
EXAMES

Estado Geral do Paciente
Hemograma completo
Albumina sérica
Anemia
Ferro
Transferrina
Ferritina sérica
Saturação de transferrina
Ácido fólico
Vit B12
Diabetes
Glicemia em jejum
Hemoglobina glicada
Frutosamina
Curva glicêmica e insulínica
Insulina basal (HOMA IR e beta)
Glicemia pós prandial
Intolerância Lactose
Teste de tolerância à lactose
Intolerância Glúten
Anti-endomísio (IGA)
Anti-gliadina (IGA, IGG)
Anti-transglutaminase (IGA)
IGA, IGG totais (para comparar com os exames acima)
Dislipidemia
Lipidemia mista
PCR ultrassensível
APO a, APO b
Lipoproteína A
Homocisteína
Renal
Creatinina sérica
Sódio sérico
Potássio sérico
Uréia
EAS
PTH
Hepática
TGO
TGP
Gama GT
Fosfatase alcalina
Estado Nutricional
Minerais
Vitaminas
Tireóide
  T3, T4 Livres e totais e TSH



           Lista de exames para complementar o diagnóstico do estado nutricional que poderão ser solicitados pelo nutricionista de acordo com as necessidades individuais do paciente:

1.  Hemograma completo
2.  Apo A
3.  Apo B
4.  Ferro sérico
5.  Transferrina
6.  Saturação de transferrina
7.  Ferritina
8.  Zinco sérico
9.  Zinco eritrocitário
10.   Magnésio sérico
11.   Cálcio sérico
12.   Cálcio iônico
13.   Cortisol
14.   Vitamina D3 25 hidroxi
15.   Vitamina B6
16.   Vitamina B12
17.   Vitamina A
18.   Vitamina E
19.   Glicemia em jejum
20.   Glicemia pós-prandial
21.   Insulina basal
22.   Cromo sérico
23.   Ácido Fólico
24.   EAS
25.   Coprológico funcional
26.   Fósforo
27.   Potássio
28.   Sódio
29.   Frutosamina
30.   IGA
31.   IGG
32.   IGE
33.   LH
34.   FSH
35.   Testosterona
36.   Estradiol
37.   Sangue oculto
38.   PTH
39.   Curva glicêmica e insulinêmica
40.   T3, T4, TSH (totais e livres)
41.   Anticorpos antitireoglobulina
42.   Anticorpos antiperocidase
43.   Anticorpos antigliadina
44.   Anticorpos antiendomísio
45.   Antitransglutaminase
46.   Calcitriol
47.   Gama glutamil transferase
48.   TGO (AST)
49.   TGP (ALT)
50.   Batacaroteno
51.   Lipoproteína a
52.   Lipoproteína b
53.   Cruloplasmina
54.   PCR Ultrasensível
55.  Perfil lipídico
                                                                                                 


Atenciosamente,
Brasília, 06 de Junho de 2012
Administração
____________________________________________________________________________
Centro de Excelência Anchieta AE Nº. 10 Setor C – Norte SS 03 (Subsolo)
Taguatinga Norte – Brasília-DF
Fone (61)3351-6245 CEP: 72115-700 CGC: 02.561.546/0001-47


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fim da rotulagem dos alimentos transgênicos: diga não!





Não querem proibir/obrigar as empresas de nada que signifique responsabilidade. Usam sempre o argumento que os pais e as mães precisam ter "liberdade de escolha", mas, ora bolas, como vamos ter liberdade para escolher sem informação? Exigimos o direito de obter informação completa e suficiente para decisão a partir da leitura dos rótulos: isso é interesse público!


Agora que interesse faz com que um grupo de deputados queira acabar de vez com a rotulagem dos alimentos transgênicos?



{A informação sobre conteúdo transgênico de alimentos deveria constar de todos os rótulos, mas hoje em dia é sonegada em vários produtos.}

{Não podemos deixar que isso aconteça e precisamos exigir que haja fiscalização séria para o cumprimento da lei que já existe. Só assim teremos liberdade de verdade.}


DIGA NÃO, ASSINE CONTRA: http://bit.ly/16E2AMn

Chá de hibisco pode causar tosse?


Pergunta:

An FYI. Minha mãe costumava tomar Lasinopril (sp?) para a pressão alta. Deu-lhe uma tosse seca terrível e ela parou de tomá-lo. Então eu li que chá de hibisco é bom para a pressão arterial elevada e comprei o chá de hibisco. Ela tomou o chá e ele fez sua tosse seca voltar (igual ao ingrediente ativo em lasinopril, ele deve vir de hibisco). Enfim, se você desenvolver uma tosse desconhecida, poderia ser a partir do chá de hibisco?

Resposta:


O mecanismo de ação para o efeito anti-hipertensivo de chá de hibisco parece ser o mesmo ( pelo menos em parte ) que o fármaco. Ambos hibisco e o lisinopril atuam para inibir uma enzima chamada ACE (angiotensin converting enzyme).
 
Quando os rins detectam uma queda da pressão arterial liberam uma enzima chamada renina na corrente sanguínea, que converte uma proteína secretada pelo nosso fígado em algo denominado angiotensina I que nos pulmões é convertido em angiotensina II pela enzima conversora de angiotensina a ECA (ACE do inglês). Assim, angiotensina II age então na constrição de nossas artérias e aumenta a nossa pressão arterial.
 
De qualquer forma, lisinopril (e os fitonutrientea antocianinas, das tão brilhantemente coloridas flores de hibisco) inibe a ECA, impedindo a formação de angiotensina II e subsequente aumento da pressão arterial. Mas isso não é tudo que a ECA faz, ela também degrada bradicininas, que podem aumentar a sensibilidade do reflexo da tosse.

Então, essa é a razão pela qual as drogas inibidoras da ECA podem provocar tosse em até um terço dos usuários e faz sentido que hibisco possa causar uma reação similar. As plantas também podem ser poderosas! (Confira meu vídeo Usinas ). Então, não há dúvida de que a ciência pode fazer backup de sua intuição, muito obrigado por compartilhar (e me deixando mais geek sobre a fisiologia :). Se sua mãe desenvolve uma tosse crônica quando toma chá de hibisco, ela deveria parar de beber.

Michael Greger MD

terça-feira, 16 de julho de 2013

Entenda: Ácido Úrico é de Carne e Açúcar

Carne&Açúcar

Ácido Úrico é de Carne e Açúcar



De acordo com a legenda do vídeo:

20 de junho de 2013 por Michael Greger MD 

Os seres humanos há milhares de anos, perderam a capacidade para desintoxicar o ácido úrico. Que implicações isto tem para a nossa saúde hoje em dia?
Nossa história começa cerca de 15 milhões de anos atrás. Era a época do Mioceno. As coisas pareciam estar indo muito bem, até que, ao que parece, dois meteoritos flamejantes colidiram com o que é agora a Alemanha, com uma potência estimada de alguns milhões Hiroshimas. 
Como você pode ver nas imagens do vídeo Miocene Meteorites and Uric Acid, a cratera parece pitoresca agora mas na época havia um evento de extinção em massa, acabando muitos animais. Felizmente, o ancestral comum dos seres humanos e outros grandes primatas desenvolveram uma mutação que pode ter ajudado a sobreviver. Perdemos a capacidade de desintoxicar o ácido úrico. Por que é que uma coisa boa?
O ácido úrico é produzido naturalmente pelo corpo e pode nos ajudar a segurar a gordura, o que é bom, quando não há comida aos montes graças a um incômodo asteroide. O ácido úrico também nos ajuda a reter sódio, que é bom, se não há saleiros aos montes a fora na savana, e também age quimicamente como um antioxidante, o que é bom desde que o chá verde ainda não tenha sido inventado.
Avançando rapidamente, 15 milhões de anos. Quando temos sal e calorias abundantes, a última coisa que precisamos é de mais retenção de sódio e gordura.
Mas a parte antioxidante que gostamos. Infelizmente, nem todos os compostos antioxidantes são necessariamente bons para nós. Por exemplo, o conservante químico BHA funciona impedindo a oxidação dos alimentos, mas é razoavelmente um carcinógeno humano.

Da mesma forma, o ácido úrico é quimicamente um antioxidante, mas quando você tem muito em seu sangue pode se cristalizar nas articulações, causando uma doença dolorosa chamada gota. Níveis elevados de ácido úrico também podem nos colocar em situação de risco para a hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, doença cardíaca, diabetes e morte. Então, mantendo os níveis de ácido úrico baixos é uma meta importante na dieta. Como fazemos isso? Ao evitar carne e açúcar (veja no vídeo Flesh and Fructose).
Não é surpresa que ambos, a carne e açúcar industriais, ficaram chateados com a última rodada de orientação alimentar do governo federal (EUA). Veja Dietary Guidelines: Pushback From Sugar, Salt and Meat Industries e Dietary Guidelines: Corporate Guidance.
A gota era uma das doenças da realeza, que costumava afetar só os "1%", a pequena minoria que era rica conseguia comer dietas ricas em carne. Agora todos nós podemos comer, e comemos feito reis e rainhas, três vezes por dia e sofremos das mesmas doenças. Sobre o "alimento dos camponeses" temos boas escolhas, os alimentos vegetais mais baratos, muitas vezes são os mais saudáveis. Veja   Eating Healthy on the Cheap e  Biggest Nutrition Bang For Your Buck.
Para saber mais sobre os perigos do consumo excessivo de sódio veja  Dietary Guidelines With a Grain of Big Salt  e Salt OK if Blood Pressure is OK?Para saber mais sobre comer com base em nossa herança evolutiva, consulte Paleolithic Lessons..
-Michael Greger, MD